O transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma síndrome que afeta o comportamento e desenvolvimento da criança, caracteriza-se pelas dificuldades de comunicação, interação social, evolução da linguagem e afeta a cognição. Apresentam padrões restritivos, entre eles a seletividade alimentar. Indivíduos com o diagnostico de TEA tendem a apresentar riscos nutricionais como excesso de peso e deficiências nutricionais.
A Nutrição vem desempenhando um papel importante no desenvolvimento e bem-estar do Autista, tendo um olhar especial com as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), essa importância é ainda maior. Através de estudos foram comprovados que crianças com TEA podem, apresentar deficiências nutricionais ou dificuldades alimentares devido a questões sensoriais, seletividade alimentar, aversão a certos alimentos ou padrões restritos de alimentação. A alimentação não só influencia o crescimento físico, mas também afeta a cognição, o comportamento e a saúde emocional.
Recomendações Nutricionais TEA:
Um aspecto importante que deve ser levado em consideração refere-se as questões sensoriais que as crianças com TEA enfrentam, como a hipersensibilidade ou hipossensibilidade, isso inclui o cheiro, aparência, textura, sabor. Levando a dificuldade em aceitação de alguns alimentos.
Nutrientes essências para o TEA:
Dica: Se a criança tiver resistência a alimentos de origem animal, inclua tofu em preparações como hamburguer vegetais, almondegas ou molhos.
Fontes Carboidratos complexos: Fonte de energia importante para o corpo e para o cérebro, ao utilizar os carboidratos complexos serão digeridos de forma mais lenta, evitando assim picos de glicose, dessa forma contribui para uma maior capacidade de concentração e equilíbrio emocional.
Fontes de gorduras boas:
Dica: Para ter uma opção de lanche rico em gorduras saudáveis, acrescente abacate na forma de smoothie ou na preparação de uma guacamole.
Fontes de fibras:
Dica: para uma melhor aceitação das fibras na alimentação adicione nas preparações de panquecas, bolos, pães, adicionando sementes de linhaça, chia.
Vitaminas e minerais: Vitamina D, Cálcio, Zinco e Ferro são nutrientes que merecem atenção especial em crianças com TEA:
Dica: Para uma melhor absorção no ferro na alimentação combine alimentos ricos em vitamina C, como pimentão, laranja, com fontes de ferro.
Edna Claudia Carvalho
Nutricionista Clínica CRN 20788
Na Psicologia ao Vivo você encontra um ambiente 100% seguro, exclusivo para o seu atendimento. Somente você e o psicólogo tem acesso à sessão e aos dados e informações trocados nela.